segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mulher com útero transplantado dá à luz bebê saudável nos EUA

Mulher deu à luz bebê saudável em Dallas
Mulher deu à luz bebê saudável em DallasGetty Images
Pela primeira vez, uma mulher com útero transplantado deu à luz um bebê saudável nos Estados Unidos. O caso foi divulgado na sexta-feira (1º) e aconteceu no Baylor University Medical Center, em Dallas.
O parto do bebê, cuja data de nascimento, sexo e peso não foram divulgados, foi confirmado por Craig Civale, porta-voz do Instituto de Pesquisa Baylor e Baylor Scott & White. Ele disse que a mãe pediu para permanecer anônima.
Este é o primeiro nascimento do tipo nos Estados Unidos, mas houve vários partos parecidos no hospital da Universidade Sahlgrenska, em Gotemburgo, na Suécia.
A cirurgiã Liza Johannesson, que também fazia parte da equipe que realizou os primeiros transplantes do útero na Suécia, disse à revista Time que cirurgiões experientes choraram quando a criança nasceu.
Segundo a revista, uma enfermeira de 36 anos, que teve dois filhos, foi a doadora do útero à mulher que deu à luz.
Um programa de transplante de útero funciona no hospital desde o ano passado. Os cirurgiões completaram oito procedimentos em um teste clínico de dez transplantes, de acordo com a revista. Dos oito, três falharam, e um resultou em outra mulher grávida.
Foram 5h para remover o útero saudável e outras 5h para colocá-lo na mulher, que não poderia engravidar de outra forma.
Outros casos


O primeiro nascimento após o transplante de útero ocorreu em setembro de 2014 por uma mulher de 35 anos que recebeu o útero de uma doadora de 61 anos.

A primeira tentativa de transplante de útero nos Estados Unidos foi em fevereiro de 2016 em Ohio. O procedimento falhou porque o órgão, retirado de uma doadora morta, foi infectado por fungos.
Quando uma mulher tem um útero transplantado, a fertilização in vitro é a única maneira de engravidar porque os ovários não estão conectados ao novo órgão, segundo especialistas.

Fonte:R7 e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog